top of page

3 em cada 4 focos do mosquito da Dengue estão dentro da casa dos brasileiros, diz Ministério da Saúde


Um alerta preocupante sobre a dengue tem sido ecoado em todo o país: segundo um estudo do Ministério da Saúde, três em cada quatro focos do mosquito transmissor da doença são encontrados dentro das residências dos brasileiros. A informação, divulgada pelo Jornal Nacional, evidencia a necessidade urgente de medidas preventivas e de combate à proliferação do Aedes aegypti.

Com o calor acima da média, impulsionado pelo fenômeno El Niño, e as chuvas frequentes, os casos de dengue têm registrado um aumento significativo. No Brasil, já são alarmantes 345 mil casos, dos quais 56 mil concentram-se apenas no estado de São Paulo.

Os sintomas devastadores da dengue não são novidade para André Rodrigues Freire, um químico que foi derrubado pela doença. Em entrevista ao Jornal Nacional, ele relata: "Deu muita fraqueza, tontura, dor de cabeça, ânsia de vômito. Eu achei que estava com Covid, só que na hora que veio o diagnóstico, dengue, eu falei: ué! Não é um negócio que você espera".

Nesta segunda-feira (5), equipes da Prefeitura de São Paulo intensificaram a busca por focos do mosquito em residências, conscientizando a população sobre a importância de eliminar recipientes que possam acumular água parada, ambiente propício para a reprodução do Aedes aegypti.

Durante as inspeções, foram encontradas larvas do mosquito em diversos locais, como caixas d'água destampadas e recipientes com restos de materiais de construção. Essas descobertas reforçam a necessidade de ações preventivas constantes, uma vez que o ciclo de vida do Aedes aegypti é rápido, e as larvas podem se transformar em mosquitos em apenas uma semana.

Comments


Anúncio-Tablet_Jornal_GIF.gif
bottom of page