Ampliação da vacinação contra a gripe começa nessa segunda em Muriaé
A partir desta segunda-feira (15), toda a população com mais de 6 meses de idade pode tomar a vacina contra a gripe. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (12) como forma de expandir a cobertura vacinal contra a doença antes do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar.
Anteriormente, a vacina estava sendo aplicada apenas em idosos acima de 60 anos, crianças com idade a partir de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), imunossuprimidos, indígenas, profissionais da saúde e da educação, pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades, profissionais de transporte coletivo e portuários, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, trabalhadores das forças armadas e do sistema prisional, e população privada de liberdade.
Com a ampliação da vacinação, toda a população pode se proteger contra a gripe, inclusive aqueles que não estão no grupo prioritário. Em Muriaé, a medida já começou a ser feita, e a Secretaria de Saúde da cidade reforça que a imunização é fundamental para reduzir a carga da doença, sobretudo em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde.
Para incentivar a vacinação, a Secretaria de Saúde da cidade terá um mutirão de vacinação no próximo sábado (20), das 07h às 13h, na central da imunização, que fica no térreo da Prefeitura Municipal. Além da vacina contra a gripe, serão oferecidas vacinas de rotina e contra a Covid-19. O evento contará ainda com uma rua de lazer, com pipoca, algodão doce, pula-pula e muitas brincadeiras para as crianças.
A Secretaria de Saúde de Muriaé ressalta a importância de a população se imunizar contra a gripe, principalmente neste momento em que o país teve, até o fim de abril, pelo menos 253 mortes por gripe, de acordo com o SIVEP-Gripe. A vacinação é uma medida eficaz para prevenir doenças respiratórias e proteger a saúde de todos.
Comments