top of page

CBA inicia ciclo de ações do Curso de Atualização em Educação Ambiental na região

CBA inicia ciclo de ações do Curso de Atualização em Educação Ambiental na região




Em 21 anos de história,Programa de Educação Ambiental – PEA teve mais de 87 mil participantes na Zona da Mata Mineira

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) deu início a mais um ciclo de ações do Curso de Atualização em Educação Ambiental na região, promovido por meio do seu Programa de Educação Ambiental (PEA). O primeiro encontro, realizado no último mês, em Muriaé, contaram com a participação de 38 professores e educadores das redes municipal e estadual, privada e pública, de nove municípios da região: Descoberto, Itamarati de Minas, Cataguases, Miraí, Muriaé, São Sebastião da Vargem Alegre, Rosário da Limeira, Miradouro e Fervedouro.

O tema abordado no curso este ano é “Educação Ambiental Crítica e Transformadora: Os 5Ps da Sustentabilidade”. O objetivo é proporcionar a formação ambiental para que professores e educadores apliquem seus conhecimentos junto aos seus alunos. Nos próximos meses, eles vão desenvolver as práticas aprendidas durante o curso em suas escolas, e, em outubro, acontecerá a culminância das ações, quando serão apresentadas as atividades e os projetos realizados ao longo do ano.

O Curso de Atualização em Educação Ambiental trabalhará diferentes módulos, que vão abordar análise crítica ambiental, transformações possíveis e embasamento prático e teórico para a criação de projetos ambientais próprios. Os módulos terão como fundamentos os “5 Ps da Sustentabilidade”: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias. Esses temas são norteadores dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A capacitação está sendo realizada pelo Instituto Moleque Mateiro, parceiro da iniciativa.

O Moleque Mateiro é um instituto de educação ambiental que desenvolve, desde 2005, projetos e cursos com ênfase no contato direto com a natureza. Atua junto a escolas, universidades, empresas e unidades de conservação por meio de programas de educação formal e não formal, desenvolvendo metodologias inovadoras para a formação de educadores ambientais, projetos pedagógicos, programas para licenciamento ambiental e sustentabilidade corporativa, além de ações para famílias e comunidades.

Para Phylipe da Silva Dias Almeida, professor de ciências e biologia da Escola Estadual Capitão José Ferreira, em Muriaé, a participação no curso ajudou a realizar o sonho de trabalhar a temática ambiental em sala de aula. “Sempre tive o desejo de trabalhar a educação ambiental na escola, e posso dizer que essa participação está superando minhas expectativas. Afinal, para gerar a consciência ambiental, precisamos atrair as pessoas pela sensibilização para a preservação e o cuidado”, pontua.

A professora da rede municipal de Cataguases, Raquel Braga, conta que já participou do curso nos anos anteriores, o que considera uma experiência transformadora. “Acreditar no professor e validar seu papel na sociedade faz com que a CBA e sua excelente equipe sejam parabenizadas. É visível o esforço com que são elaboradas todas as edições do curso. E o mais importante: o apoio técnico que nos é oferecido desde a montagem até a apresentação do projeto. O fortalecimento das bases faz toda a diferença para se chegar ao topo”, comenta.

O gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata Mineira, Christian Fonseca de Andrade, destaca a importância da formação continuada nesta temática para os professores da região, conectando a Mineração Sustentável, através do PEA, com a conscientização ambiental das crianças, nossos futuros líderes do planeta.

“Buscamos sempre levar o olhar mais amplo do meio em que vivemos para a sociedade, com foco nas comunidades em que temos atuação. Assim, é possível multiplicar os impactos positivos da Mineração Sustentável, gerando transformações que vão além do setor mineral. Essa troca sinérgica com os educadores locais e parceiros, como o Moleque Mateiro e a Trust Gestão e Sustentabilidade, é enriquecedora para todos nós, além de ser um importante instrumento para o desenvolvimento das políticas socioambientais na região”, destaca.

Programa de Educação Ambiental - PEA

Desenvolvido há 21 anos pela CBA, o PEA é uma iniciativa que tem o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o meio ambiente, além de ajudar na sua conservação, utilização sustentável e na busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta.

Desde o início de sua atuação, a iniciativa já contou com a participação de mais de 145 mil pessoas em Minas Gerais onde a Companhia possui, há mais de 80 anos, suas minerações de bauxita em operação, estando presente há 40 anos na Zona da Mata Mineira.




Comentarios


Minas Jornal
Rua José Borges Abrantes 25, Centro, Muriaé-MG 36.880-063

contato@egmuriae.com       Tel:(32)3722-2828       

bottom of page