Dr. Marcos Guarino eleito vice-presidente da frente Mineira de Prefeitos
- egmuriae
- há 2 dias
- 2 min de leitura

Nesta terça-feira, 6 de maio, em Belo Horizonte, a Frente Mineira de Prefeitos (FMP) viveu um momento histórico com a eleição da prefeita de Lavras, Jussara Menicucci (PSD), como sua nova presidente. A cerimônia, realizada na nova sede da entidade no icônico Edifício Acaiaca, no Centro da capital, foi marcada pela presença e protagonismo do prefeito de Muriaé, Marcos Guarino (PSB), que assumiu o cargo de vice-presidente da FMP.
A atuação de Guarino foi decisiva nos bastidores da articulação que consolidou a chapa única encabeçada por Jussara. Reconhecido entre os colegas como uma liderança ponderada, atuante e comprometida com a causa municipalista.
O novo espaço que sedia a entidade — um andar até então abandonado do Edifício Acaiaca, é avaliado em R$ 4,1 milhões, cedido pelo governo federal.
O novo espaço receberá o nome de “Espaço Prefeito Fuad Jorge Noman Filho”, em homenagem ao ex-prefeito de Belo Horizonte falecido em março deste ano.
Durante a solenidade, Marcos Guarino destacou a importância da Frente Mineira de Prefeitos como um instrumento de diálogo e fortalecimento dos municípios, especialmente no atual cenário de desafios financeiros e institucionais enfrentados pelas gestões locais. “Unir prefeitos de todas as regiões de Minas é construir um caminho mais justo, eficiente e representativo para todos os municípios”, afirmou.
Guarino também relembrou que Muriaé, cidade que administra desde 2022, já havia sediado encontro relevante da FMP e demonstrado, na prática, sua capacidade de liderar e colaborar com políticas públicas de alcance regional. Com seu novo posto na diretoria da entidade, ele reforça o protagonismo da Zona da Mata mineira na arena estadual de debates e decisões políticas.
A eleição também marcou o encerramento do mandato de Daniel Sucupira (PT), ex-prefeito
de Teófilo Otoni, e simbolizou uma nova fase da FMP, cuja origem remonta a nomes como Alexandre Kalil, ex-prefeito de Belo Horizonte e um dos reativadores da entidade nos últimos anos.
Comments