top of page

Dr. Marcos Guarino recebe representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário

O prefeito de Muriaé, Dr. Marcos Guarino, teve uma reunião com Antônio Augusto Garcia Veríssimo, diretor do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) em Minas Gerais. A reunião contou com a presença de diversos secretários municipais, incluindo o secretário de Agricultura, Fernando Levati; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cézar Augusto Bianchi Botaro; o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Mauro Aquino; o secretário de Obras, Jorge Feres; a diretora do Demsur, Maria da Consolação Tanus Pampoli Freitas; além do vereador Anderson da Caixa, secretários adjuntos e assessores.

Antônio Augusto Garcia Veríssimo assumiu o cargo em março deste ano e tem percorrido diversas regiões de Minas Gerais, ouvindo prefeitos e secretários, a fim de conhecer a realidade local e fortalecer a política de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no estado.


Durante a reunião, Veríssimo ressaltou a importância de manter os agricultores no campo de forma eficaz e propícia. Ele aconselhou que as redes municipais de Educação criem meios e programas para mostrar aos estudantes a importância da vida no campo como meio de produção e valorização. Segundo ele, muitos jovens têm a percepção de que o campo não é para eles, e a Educação é fundamental para fortalecer a identidade dos jovens como agricultores e promover a permanência deles no meio rural, fortalecendo assim a agricultura familiar e resistindo ao latifúndio.


O prefeito Dr. Marcos Guarino destacou a necessidade de reativar o antigo Colégio Agrícola como forma de capacitar mão de obra e profissionais para atuarem no campo. Ele enfatizou que a Agricultura Familiar tem transformado a vida de muitas famílias e é fundamental criar mecanismos eficientes e reais para que isso se concretize.


Antônio Augusto Garcia Veríssimo se comprometeu a levar as demandas de Muriaé ao ministério do desenvolvimento Agrário, em Brasília, buscando promover a formação integral dos alunos e incentivar o meio rural, incluindo a possibilidade de retorno da Escola Família-Agrícola (EFA). Ele ressaltou que essas escolas têm como objetivo central promover a interação entre escola e família, valorizando as informações da cultura rural e o calendário agrícola como espaços de aprendizagem contínua.




Comments


bottom of page