Termômetro de rua marca 42°C em Muriaé, mas Inmet aponta cinco graus a menos; saiba como funciona esse tipo de medição.

Muriaé e cidades vizinhas enfrentam uma onda de calor extrema, com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitindo um alerta de "grande perigo" devido às temperaturas 5°C acima da média. Na segunda-feira (25), uma imagem de um termômetro de rua marcando 42°C surpreendeu a todos. No entanto, o Inmet confirmou que a temperatura real atingiu 37,2°C.
Mas por que há essa diferença entre a temperatura registrada pelo termômetro de rua e a real temperatura medida?
"Esses termômetros de rua são sensores eletrônicos que ficam no interior dessas caixas, expostos à radiação solar. Eles funcionam como uma espécie de estufa, aquecendo-se rapidamente. Embora representem uma temperatura geral do espaço urbano, são influenciados pelo calor direto do sol", explicou o especialista, Fábio Sanches.
Diante desse cenário desafiador, os moradores de Muriaé e das cidades vizinhas estão sendo aconselhados a tomar precauções adicionais para evitar os riscos associados a altas temperaturas, como a desidratação e insolação. Ficar hidratado, evitar a exposição direta ao sol nas horas mais quentes e buscar locais com ar-condicionado ou ventiladores são medidas essenciais para proteger a saúde durante esse período de calor intenso.
Fonte: G1 Zona da Mata
Comments