Inscreva-se no Fies e comece o ensino superior ainda no primeiro semestre
Mais uma facilidade para custear seus estudos e ingressar no ensino superior ainda neste semestre. O Ministério da Educação abre as inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES 2023/1 na próxima terça-feira, dia 7 de março. Basta acessar o site acessounico.mec.gov.br/fies e concluir seu cadastro até o dia 10 de março.
Com as regras do Novo Fies, os beneficiários têm juros zero. Ou seja, ao final do curso não haverá correção de juros sobre o montante total do financiamento.
Os candidatos podem concorrer ao benefício para os seguintes cursos: Administração, Biomedicina, Direito, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia. A porcentagem financiada pelo Governo Federal será definida com base na renda per capita do estudante.
Quem pode participar
Para concorrer ao Fies, é necessário:
ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem (qualquer edição a partir de 2010);
ter obtido média igual ou superior a 450 pontos nas provas e não ter
zero a redação;
ter renda familiar bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.
ProUni convoca os primeiros aprovados
No mesmo dia em que o processo seletivo do Fies entra no ar, 7 de março, o Programa Universidade para Todos – ProUni 2023/1 libera o resultado da primeira chamada e convoca os aprovados a complementar as informações de inscrição. Nesta edição, a FAMINAS oferta bolsas de até 100% em nove cursos.
Importância do Fies e do ProUni
O Fies e o ProUni são iniciativas governamentais para democratizar o acesso ao ensino superior e ampliar a possibilidade de jovens brasileiros ingressarem em faculdades privadas.
Segundo o Diretor Acadêmico da FAMINAS, Pedro Henrique Menezes Ferreira, estas são as melhores oportunidades para que estudantes ingressem no ensino superior em instituições particulares, com financiamentos vantajosos e bolsas de até 100%, e, assim, transformem o seu futuro e contribuam com o desenvolvimento do país.
“Sabemos que o número de vagas disponibilizado por instituições públicas não é capaz de atender a todos os estudantes que pleiteiam ingressar em curso superior. Então, precisamos incentivar programas como o Fies e o ProUni, para que nossos estudantes possam concluir a faculdade, trabalhando, no futuro, para tornar o Brasil um país mais justo, bem-educado e com muitas oportunidades”, frisou o Diretor Acadêmico.
Hozzászólások