Longevidade com Qualidade de Vida. Como é possível ?
- egmuriae
- há 4 horas
- 2 min de leitura

Uma senhora mineira, residente em São Paulo, está hoje com 108 anos. Lúcida, orientada e capaz de participar de longas conversas , nas quais aproveita para se alimentar com café e broa, utilizando suas próprias mãos , ela toma decisões sobre as rotinas da vida diária, como a roupa que ira vestir e dá conselhos para gerações mais jovens. Milagre? Não. Equilíbrio.
A Medicina Tradicional Chinesa, praticada há mais de 4.000 anos, explica como podemos alcançar a longevidade com qualidade de vida. E, para isso, os bons hábitos precisam ser cultivados desde a juventude.
Alimente-se bem: desembale menos e descasque mais. A comida de verdade é capaz de nutrir o sangue e a energia do corpo, permitindo o correto funcionamento dos órgãos. Um conselho: nunca pule o café da manhã. Essa é a refeição mais importante do dia, pois é nesse horário que o sistema digestivo tem maior capacidade de extrair os nutrientes dos alimentos.
Durma no horário certo: oito horas por noite (a partir das 21h). A partir das 23h, você precisa estar em sono profundo para que seu sangue se internalize e se purifique.
Respire profundamente e tome sol: sabia que sol e ar são antibióticos naturais? Além disso, o oxigênio e o sol são capazes de ativar os mecanismos de funcionamento do corpo. Outro conselho? Pela manhã, separe 5 minutos para respirar profundamente, contraindo e relaxando abdômen e pelve, e tome sol, principalmente nas costas. Nesse momento, tente não pensar em nada, apenas se concentre em sua respiração.
Exercite seu corpo: os chineses dizem: “A velhice entra pelas pernas”. Por isso, fortaleça seu corpo , principalmente as pernas. Estudos ocidentais comprovam a relação entre força muscular e lucidez. Quer prevenir demência e Alzheimer? Treine as pernas.
Por último, e não menos importante: controle suas emoções! Mais de 100 doenças se desenvolvem por emoções desordenadas. Raiva, alegria, tristeza e medo são emoções que precisam ser sentidas na medida certa. Fibromialgia, enxaqueca e endometriose são exemplos de doenças que podem ser causadas por bloqueio emocional, como “engolir sapo”. Mas também não é exacerbando e falando tudo o que se pensa que se resolve o problema. Tudo envolve equilíbrio.
Colocando em prática esses princípios, a longevidade pode ser alcançada — como no caso da mineira de 108 anos. As práticas da Medicina Tradicional Chinesa, como acupuntura, qi gong e dietoterapia, são excelentes aliadas para cultivar a saúde e tratar doenças sem efeitos adversos. Ajudam a aumentar a imunidade e a tratar desde doenças físicas — como enxaqueca, infertilidade e distúrbios ginecológicos, digestivos e respiratórios até problemas emocionais, como ansiedade, pânico e depressão.
Magia? Não! Ciência, aliada a cuidado humanizado, integrativo, de escuta e apoio, equilibrando o funcionamento dessa engrenagem maravilhosa que é o corpo humano.






Comentários