top of page

Pó pegá, Pó dexá: Jovens colaboram com ação social de incentivo a leitur

De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, apenas 52% da população brasileira declarou ter lido ao menos um livro nos três meses anteriores à pesquisa. Entre os jovens de 18 a 24 anos, a taxa foi ainda menor, de 43%.

Por meio da leitura, é possível ter acesso a diferentes pontos de vista e perspectivas, o que contribui para a formação de uma consciência social e política mais ampla.

Pensando na possibilidade de viabilizar e incentivar a leitura entre os aprendizes, a Fundação CDL-BH idealizou e colocou em prática o "Pó pegá, Pó dexá".

Esta ação tem como objetivo proporcionar aos jovens o acesso aos livros por meio de doações feitas pelo público externo, bem como pelos próprios aprendizes. Na proposta, o jovem pode ficar com o livro ou apenas pegá-lo emprestado até terminar a leitura.


O projeto recebeu e doou cerca de 41 livros e foi muito bem recebido pelos jovens do município de Muriaé, como destaca a aprendiz Betânia Rodrigues: “Os livros, além de abrir várias portas para o conhecimento, estimulam a imaginação, favorecem a fuga da realidade para um lugar melhor, despertam sonhos, a curiosidade, criatividade e também têm diversos impactos positivos na vida das pessoas. Falo com convicção porque eu fui uma das pessoas que foi atingida pelos benefícios da leitura.”


Já para o Daniel Souza, também aprendiz da instituição, o projeto Pó Pegá Pó Dexá facilita e estimula o consumo sustentável de livros no município: “Através desse projeto, nosso acesso a livros aumenta muito, já que nós sempre temos em casa algum livro que já lemos ou que não gostamos, e com isso podemos ajudar outras pessoas consequentemente!”, destacou o jovem.

Comments


Minas Jornal
Rua José Borges Abrantes 25, Centro, Muriaé-MG 36.880-063

contato@egmuriae.com       Tel:(32)3722-2828       

bottom of page