top of page

Primavera: Calor Marca a Transição da Estação

A estação das flores traz equilíbrio e renovação à natureza e à vida, mas a onda de calor desafia a chegada da Primavera

Imagem: Unsplash

No último sábado, dia 23 de setembro, deu-se início à Primavera, marcando o Equinócio, um evento astronômico que celebra o equilíbrio entre o dia e a noite, quando o Sol cruza a linha do equador. Este momento especial marca a transição do Inverno para a estação das flores, trazendo consigo uma explosão de cores, aromas e significados.


Junto com a celebração da Primavera, contudo, veio uma onda de calor excepcionalmente intensa que afetou todo o Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para altas temperaturas devido à onda de calor e ao risco de baixa umidade. Especialistas apontam que a condição atípica em meio à transição do inverno para a primavera acontece devido ao fenômeno climático El Niño e ao agravamento do aquecimento global. No último sábado (23/9), os termômetros ultrapassaram a marca dos 40 ºC em diversos estados, colocando a população em alerta sobre as causas desse fenômeno e sua possível recorrência.


O aumento da intensidade da onda de calor levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a ampliar o alerta de "grande perigo" devido às temperaturas acima da média para 11 estados e o Distrito Federal, estendendo o aviso até terça-feira (26). A recente elevação dos termômetros é atribuída ao El Niño mais rigoroso neste ano e à Crise do Clima, resultante da emissão de gases de efeito estufa, tornando os eventos climáticos extremos mais comuns.

Imagem: G1.com

Em Minas Gerais, a chegada da Primavera marca a transição da estação seca para a chuvosa. A Primavera deste ano se inicia sob a influência do El Niño, fenômeno de aquecimento do Oceano Pacífico na costa peruana. Com temperaturas batendo recordes, os próximos dias poderão chegar a 37 graus, segundo o meteorologista Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet/3º Disme), em Belo Horizonte. O inverno deste ano foi um dos mais quentes da história, atribuído ao El Niño e à emissão de alertas de onda de calor pelo Inmet.


Fontes: Metrópoles; O Globo, O Estado de Minas, O Tempo

Comments


Minas Jornal
Rua José Borges Abrantes 25, Centro, Muriaé-MG 36.880-063

contato@egmuriae.com       Tel:(32)3722-2828       

bottom of page