top of page

5 alimentos para comer sempre que estiver doente


Ficar sem adoecer nas estações outono e inverno é quase tirar a sorte grande em uma premiação. As duas temporadas de frio são frequentemente associadas a resfriados, gripes e doenças terminadas em “ite”, como bronquite, sinusite e rinite. Para quem não saiu ileso dessas condições, consumir certos alimentos quando estiver com febre, corpo mole, dor de cabeça e garganta pode aliviar os sintomas e encurtar o processo de recuperação.

Entre as recomendações dos médicos para pessoas doentes, é comum a ingestão de chá e sopa, opções classificadas como saudáveis. O portal de saúde e bem-estar Health expandiu a lista dos alimentos a serem consumidos sempre que você estiver "dodói". Apesar da enfermidade muitas vezes reduzir o apetite, a alimentação é essencial para ajudar o corpo a se restaurar e mantê-lo com os nutrientes necessários para o funcionamento ideal.

1. Feijão Desde criança, ouvimos os pais dizerem: “Come feijão para ficar forte”. E com razão. O feijão é rico em fibras, proteínas e ferro, nutrientes indispensáveis para a recuperação de doenças. Ele fortalece o sistema imunológico e, por ser fonte de magnésio, ajuda a reduzir a inflamação, aliviando dores durante a infecção. Quem sofre com constipação deve investir especialmente no feijão preto.

2. “Leite dourado” O "leite dourado", tradicional na Índia, é uma bebida quente que ajuda a diminuir os sintomas de resfriados e gripes. Feita com leite e açafrão, a curcumina presente no açafrão atua como antioxidante, combatendo bactérias, fungos e vírus. Bebidas quentes como essa podem aliviar o nariz entupido, dores de garganta e reduzir a febre.

3. Iogurte com baixo teor ou sem gordura O intestino é considerado o “segundo cérebro” devido à presença de 70% das células do sistema imunológico. O iogurte, rico em probióticos, é fundamental para manter o equilíbrio intestinal e, consequentemente, fortalecer o sistema imunológico. Opte por iogurtes com baixo teor ou sem gordura, e se tiver intolerância à lactose, escolha o tipo grego.

4. Peixes gordurosos Peixes como sardinhas, atum, salmão, cavalinha e arenque são ricos em ácidos graxos ômega 3, que ajudam a reduzir a inflamação — um sinal de que o corpo está combatendo uma infecção, como resfriado ou gripe. Esses alimentos também aliviam sintomas de alergias, como coceira.

5. Ovos Em casos de náuseas ou vômitos, ovos cozidos são uma boa opção por fazerem parte de uma dieta leve. Com ação antioxidante, os ovos são fonte de selênio, magnésio, zinco, ácido fólico e diversas vitaminas, como A, B6, B12, K e E. Consuma em porções menores para evitar irritar a garganta e o estômago.

Seguindo essas recomendações alimentares, você pode aliviar os sintomas das doenças típicas do outono e inverno e fortalecer seu sistema imunológico para uma recuperação mais rápida.

Fonte: Metrópoles

Comments


Anúncio-Tablet_Jornal_GIF.gif
bottom of page